0 Pão Caseiro Recheado + Receita

Olá meus leitores tudo bem com vocês?

Hoje eu vim trazer uma receita que eu fiz aqui em casa e deu super certo, só dei uma acrescentada em ingredientes na receita, mas saiu muito gostoso. Saiu com pouco recheio, mas é porque eu não estiquei a massa direito e não comprei muita Calabresa, para completar ficou com as beiradas muito grossas. Mas fazer o que é normal, acontece quando se faz pela primeira fez uma receita nova.

Mas sem papo, né, vamos ao que interessa. 



Receita da Massa

Ingredientes

1/2 colher de sopa de sal (rasa)
2 colheres de sopa de açúcar (rasa)
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de água morna
1 sachê de fermento biológico seco
Farinha de Trigo (conforme a massa pedir)

–––––––––––––––––––> As mudanças que eu fiz na receita original <––––––––––––––––

4 batatas médias amassadas
1 fermento biológico fresco

Usei as batatas para deixar a massa mais saborosa e molhadinha (só que demora mais para assar, então fica ao seu critério usar batatas ou não). E no lugar do fermento seco utilizei o fresco, porque eu amo massa de pão com aquele cheiro característico de fermento na massa (só que também faz a massa demorar para assar no forno, ai fica seu critério).

________________________________________________________________

Recheio

Ingredientes

Calabresa
Queijo e Presunto
4 Queijos
Calabresa com Queijo
Calabresa com Catupiry
Queijo, Tomate e Manjericão
Frango com Catupiry


Aqui fica a critério de vocês qual recheio usar no seu pão, eu usei Calabresa que é o que o povo aqui de casa gosta mais.

Modo de Preparo:

Você vai precisar de um recipiente largo, pode ser uma bacia. Fica mais fácil para sovar a massa antes de por na bancada. Na bacia ponha os ingredientes na sequência da receita, sal, açúcar, óleo, água morna, fermento seco. Misture tudo, eu aconselho a usar o Fuê porque ele mistura melhor os ingredientes. Depois de tudo misturado reserve por 30 min coberto por plástico film ou pano de prato limpo sem cheiro, em local seco e aquecido, deixe no quarto por exemplo. Pra quê isso? Simples! Para deixar o líquido descansar e criar a fermentação. Passado o tempo, volte a mexer a massa e agora você acrescenta a farinha de trigo aos pouco, é sempre bom a farinha estar peneirada para não ter pelotas. :) 
Faça esse processo até a massa não grudar mais nos dedos. Não está mais grudando, agora ponha na bancada e sove a massa, mas sove com vontade, nessa hora pense em todas as coisas que te deixa furiosa, com raiva, pegue a raiva concentrada em seu interior e sove a massa. O processo de sovar a massa serve para criar o Glúten. Depois de sovar a massa volte ela para a bacia, cubra de novo, e deixe descansar para que ela dobre de volume. Certinho!!! 
Detalhe, não tem um tempo certo. Para saber quando pegar a massa de novo você terá que tirar uma bolinha da massa e por dentro de um copo com água, quando a bolinha subir é a hora certa de usar massa.
Daí é só você esticar a massa na bancada com o rolo, e deixar ela comprida como eu fiz, ou fazer rolinhos menores, ou o formato que você quiser. E é só rechear não tem segredo.

Unte a forma ou tabuleiro que você for usar para não grudar a massa. Com um ovo batido pincele sobre a massa para dar uma cor no seu pão. Leve ao forno em 180˚ graus ou 200˚ graus, conforme for o seu forno. 

*Quando eu assei o pão, ficou mais ou menos 1 hora e meia no forno, mais ai você vai vendo pela cor se está assado. Essa massa rendeu 5 pães aqui em casa. 4 foram grandes e um foi pequeno.




Faz um tempo que eu queria dividir essa receita com vocês, é sempre gostoso fazer algo diferente em casa para a família, para sair da rotina, mesmo que faça uma bagunça para limpar depois vale a pena. Compartilhe com seus amigos, duvidas deixem na barra de comentários, fica com Deus. Beijos.

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

P�gina Anterior Pr�xima P�gina Home
 

Copyright © 2011 Blue Jeans! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger