0 Benefícios do Nabo

Curiosidades, então espie só para ver!!!


No post anterior vocês me viram segurando o Nabo que comprei na Feira Orgânica, muita gente não conhece e não gosta do Nabo, acho que deve ser pelo seu gosto exótico, light e um pouco amargo, mas seu gosto um pouco amargo não é nada de mais, é bem leve.

Vamos conhecer esta Raiz um pouco melhor.
O daikon【大根】 (nabo) é um legume consumido há séculos, trazido ao Japão pela China por volta do ano 710, legume semelhante à cenoura e ao rabanete, com qrande variedades, que se diferenciam pelo tamanho e pela forma. Alguns têm raízes compridas, outros redondas e há ainda outros de forma achatada, sendo as cores mais comumente encontradas o branco e o roxo.


Seu Valor Nutritivo:

Sua função é aguçar o paladarmelhorar a digestão e prevenir contra o câncer. Além disso, é rico em vitaminas A e Cbom para a tosse, e suas folhas e talos são usadas na prevenção da osteoporose e no combate à anemia.
Rico em sais minerais como cálcio (mineral fundamental para a formação dos ossos e dentes), ferro, potássio, zinco e cobre
O nabo tem propriedades diuréticas e as fibras ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue.
É rico em celulose, que estimula a ação dos intestinos.
Contêm fibras que ajudam o trânsito intestinal e as pessoas que querem manter o corpo em forma. Rico em vitaminas B e C, o alimento ajuda a conservar a saúde do sistema imunológico e o bom funcionamento do sistema nervoso.
Contém também substâncias conhecidas por heterosídeos, que têm propriedades anticancerígenas”.
O nabo é a hortaliça que possui maior quantidade de cálcio e potássio, essa combinação além de fortalecer os ossos, fortalece os dentes, cabelos e unhas. A hortaliça também é rica em magnésio, o que ajuda o organismo a absorver melhor os nutrientes. Aumente o consumo de nabo, você pode utilizá-lo em forma de sucos, saladas e na sua forma natural.

100 de gramas de nabo contém apenas 35 calorias
Uma xícara de nabo cozido contém apenas 30 calorias e fornece 18 mg de vitamina C (quase um terço da necessidade diária), 35 mg de cálcio e 210 mg de potássio. É também uma boa fonte de fibras solúveis que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue.
As folhas de nabo são mais nutritivas do que as raízes.
Uma xícara de folhas cozidas fornece 40 mg de vitamina C, aproximadamente 200 mg de cálcio e quase 300 mg de potássio. Além disso, ao contrário das raízes, as folhas são uma excelente fonte de beta-caroteno, um antioxidante que o organismo transforma em vitamina A. A mesma xícara de folhas cozidas contém quase 4.000U.I de vitamina A, que é 80% da RDA (Ingestão Dietética Recomendada) para adultos.
A Vitamina A suporta o funcionamento adequado do sistema imunológico, assim como ajuda o corpo a produzir e manter as membranas saudáveis

A vitamina C e a vitamina E, fornecida pelo nabos trabalham em conjunto para eliminar os radicais livres que podem agravar a lesão articular. Desde a artrite reumatóide pode causar perda óssea

 O nabo é um alimento eficaz para a limpeza e tratamento dos distúrbios do muco brônquico como tosse, bronquite e asma. É dito que comer nabos ajuda a dispersar a congestão pulmonar.Se está preocupado com artrite reumatóide, os nabos são um bom alimento para adicionar à sua lista de compras. O beta-caroteno das folhas de nabo é importante porque os baixos níveis de vitamina A, que pode ser formada no organismo a partir de beta-caroteno, são associados com artrite reumatóide. O Nabo tem imensos nutrientes antioxidantes que protegem contra a aterosclerose. A vitamina C, vitamina E e beta-caroteno trabalham em conjunto para ajudar a extinguir os níveis de radicais livres, minimizando assim a agregação plaquetária e LDL (colesterol "ruim"), dois mecanismos centrais para o desenvolvimento da aterosclerose


Além disso, a ingestão de vitamina E e vitamina C é pensado para ser associado a um composto chamado paraoxonase, uma enzima que inibe a oxidação do LDL e HDL. Como uma excelente fonte de vitamina B6 e ambos folato, os nabos também podem ajudar a prevenir a aterosclerose ou a sua progressão uma vez que ambos estes nutrientes ajudam a manter os níveis baixos de homocisteína, uma molécula potencialmente prejudicial às paredes dos vasos sanguíneos.

Pode ser Usado:

Daikon é utilizado na culinária japonesa de várias formas: cru, em saladas. ralado (oroshi), em cozidos, nabes, fritos, acompanha também peixes, frangos e carnes.


O nabo ralado (daikon oroshi) e a salada de daikon cortado em tirinhas fininhas que acompanham sashimi, peixes grelhados, tempura, muitas vezes deixados no prato, são considerados um desperdício na cultura japonesa, pois é um medicamento digestivo que previne o câncer, além de auxiliar na digestão.

O nabo cru cortado em rodelas finas e colocado em vasilhame fechado junto com mel, produz um líquido transparente quando murcha. Esse líquido tomado após uma boa mexida é bom para combater tosses e catarros.


As folhas de nabo também são comestíveis e seu sabor é semelhante ao de mostarda. Os japoneses também aproveitam as folhas do nabo na culinária, refogando ou fazendo conservas.
Um excelente remédio caseiro para fortalecer os ossos é o suco de nabo. Para preparar este suco são necessários os seguintes ingredientes: 1 xícara de nabo e 1 copo de suco de limão.
Para preparar este remédio caseiro corte o nabo em pequenas rodelas e adicione-o no liquidificador juntamente com o suco de limão. Bata bem até obter uma mistura homogênea e o suco está pronto para ser bebido.


Receitas com Nabo:

Folhas de Feijão com Folhas de Nabo


350g de feijão vermelho cozido
3 cenouras pequena
1 cabeça de nabo pequena
1 courgete pequena
1 cebola
1 batata pequena
1 molho pequeno de folhas de nabo já arranjadas
Sal q.b
Azeite q.b.

Preparação:

Lave bem os legumes e descasque-os. Numa panela coloque um fio de azeite e salteie a cebola, duas das cenouras, a curgete e o nabo partido em pedaços. Junte depois 300g feijão vermelho cozido, acrescente água até cobrir os legumes e tempere com um pouco de sal. Deixe cozinhar até os legumes estarem macios. 
Entretanto corte a outra cenoura e a batata em cubinhos pequeninos. Reserve.
Assim que os legumes estiverem macios triture a sopa até obter um creme homogéneo. Se necessário acrescente de água e retifique de sal. Deixe levantar novamente fervura e acrescente as folhas de nabo ripadas e previamente lavadas, cenoura e batata em cubinhos e o restante feijão cozido.
Deixe cozinhar até todos os legumes estarem macios. Sirva bem quente.

Nabo Gradinado

Ingredientes
2 nabos descascados e fatiados (fatias finas)
Azeite
4 fatias de pão branco, sem crosta (suficiente para que cubra o fundo duma  assadeira)
Cebola cortada em rodelas finas (suficiente para que cubra o fundo duma  assadeira)
Sal e pimenta a gosto
Queijo gruyére ralado

Preparação
Pré aqueça o formo a 180º.
Escalde as fatias de nabo em água a ferver, com sal, durante 3 minutos. Retire da água.
Cubra o fundo da assadeira com azeite e coloque umaa camada de pão, seguida de uma camada de nabos (utilizando cerca de metade destes). Tempere com sal e pimenta.
Cubra agora com a cebola e polvilhe com queijo gruyére ralado. Adicione outra camada de pão, nabos e queijo e volte a temperar com sal e pimenta.
Coloque a assadeira na parte superior do forno e deixe ficar durante 25 minutos, até alourar.
Retire do forno e deixe arrefecer por 10 minutos.

Nabo ao Vinagre - Daikon no Namasu

Ingredientes
- 300g de nabo comprido
- 50g de cenoura
- 2 shiitake frescos
- 10 folhas de agrião
- ½ colher de chá de sal
Tempero
- 3 colheres de sopa de açúcar
- ½ colher de chá de sal
- 6 colheres de sopa de vinagre
Modo de Preparar
Corte o nabo e a cenoura em fatias finas. 
Misture com ½ colher de chá de sal e deixe por 10 minutos (até que murche). 
Esprema com força o nabo e a cenoura, lave-os rapidamente em água corrente e esprema-os novamente. Reserve. 
Ponha os shiitake em uma panela com água fervente e cozinhe por alguns instantes. 
Escorra em uma peneira, retire o excesso de água e corte em tiras finas. 
Misture bem todos os ingredientes do tempero e acrescente nele o nabo e a cenoura reservada, o shiitake e as folhas de agrião. 
Misture tudo e deixe 30 minutos para que tome gosto. Leve à geladeira e sirva gelado.
















Espero que tenham gostado deste post, eu pensei em trazer uma postarem diferente para ajudar meus leitores a cuidar da saúde, afinal quem tem uma saúde privilegiada está com tudo em cima. Quem gosta que cuidar dos cabelos e das unhas essa é a minha dica, passe a comer Nabo, eu experimente, faça o nabo com outros alimentos talvez pro sabor se misturar, ok. Beijos, beijos.

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

P�gina Anterior Pr�xima P�gina Home
 

Copyright © 2011 Blue Jeans! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger