Olá meu leitores, tudo bem com vocês?
Hoje quero compartilhar com vocês minha colheita, estou muito empolgada, fiquei muito feliz com o resultado, achei que iria demorar muito mais, mas graças a Deus o Sol ajudou muito no crescimento das plantas, mas também teve dias de muito Sol que acabaram castigando, torrando as bichinhas. HeHeHe
Vou mostrar o resultado desta colheita em fotos:
Estes são os Tomates do Tipo Italiano, pelo seu aspecto comprido e de sabor adocicado, ótimo para fazer molhos caseiros, e claro saladas deliciosas.
Neste mesmo dia eu colhi os Tomates Italianos e também Salsinha Lisa, Cebolinha, Hortelã e Folhas de Nabo para preparar uma Sopa muito saborosa, mostrarei como ficou a Sopa no próximo post.
O segredo para seu Jardim ou Horta sempre ficarem vigorosos é regar a terra das plantas, a Terra, e não a planta, porque a planta absorve os nutriente da Terra, no caso a água, e pelas folhas elas tiram alimento através da fotossíntese. Se você esquece de regar, assim como acontece comigo as vezes, a planta fica um pouco debilitada, isso prejudica o seu crescimento e desenvolvimento dos frutos. Então, rege, mas não encharque a bichinha! ;)
Que orgulho, dos meus Tomates, como eles são lindos.
Eu não sei porquê, mas as folhas do meu Nabo ficaram largas, as que a gente compra na Feira quando vem junto ao Nabo não são assim, são mais estreitinhas. Mas enfim, são muito nutritivas, talvez até mais que as da feira, pois essas não tem agrotóxicos. :)
Ao todo foram 24 Tomates colhidos, fora os que ainda tem no pé de Tomate que estou esperando para amadurecer. Tanto o Italiano quanto o Salada. Foram plantados vários pés de tomate, mas os 24 tomates colhidos vieram de 5 Pés. Lembrando que a terra onde esses tomates foram plantados foi adubada com cascas de frutas e legumes, talos, folhas de plantas secas, folhas de verduras que iam para o lixo e polpa de frutas (dos sucos que batemos e cuamos).Nem todas as mudas que plantamos se desenvolvem.
Esta outra colheita foi de Tomates do Tipo Salada, aqueles comuns que vendem no Mercado. Mas os meus que eu plantei ficaram com um sabor 10X mais gostoso do que o do mercado. Modesta parte.
Vou deixar aqui umas dicas para quem possa interessar, experiência minha. Eu semeei poucas sementes na Terra de Salsinha, dai as que germinaram, brotaram, mais ou menos bem , mas foram crescendo. Por isso a colheita de Salsinha e Cebolinha foi bem pouca. Na próxima semeadura irei semear bastante. E também não achei interessante plantar cebolinha desde a semente, não cresceu como devia, acho muito mais prático plantar o caule da raiz da cebolinha que usamos. Fica a dica!
Gente, a sensação de colher aquilo que te deu um certo trabalho para semear, cuidar, regar, fazer manutenções, é muito satisfatória. Incrível. Indescritível. Eu diria que é mais que uma Terapia, nessas horas, eu me esqueço de problemas, fico pensando em como deixar elas mais vigorosas ou em ter outras variedades de cultivo, para próprio consumo.
Sabe a parte boa de tudo isso, é que você mesmo planta e quando chega a hora de colher, você usa um alimento totalmente fresquinho, da horta direto para a mesa. Legal né!
Esta colheita já é mais recente, é de hoje 24-02-15.
Eu achei que não iria ter muitas Acerolas para colher depois do Pé de Acerola ter dado apenas 4 Acerolas. Confesso que me surpreendi com a Natureza.
Os Tomates do final de produção destes pês de Tomates não ficaram bonitos e nem com cores vivas, isso é resultado da planta já debilitada em produzir. Tadinha! :)
Querem ver mais? Então torne-se membro do Blog para receber as novidades primeiro, beijos, fiquem com Deus, até o próximo post. :) :) :)