"Bora" economizar!
Olá meus leitores, tudo bem com você?! No post de hoje eu quero trazer para vocês informação sobre os preços altos e inflação.
Eu tenho percebi nos supermercados, feiras, horti-frutis, que os preços dos alimentos tem subido muito, principalmente o Tomate, essa não é a primeira vez, e acho que nem a segunda que tem um aumento drástico nos preços.
Cá pra nós aqui uma verdade bem conhecida, nossos salários aumentam todos os anos, quando menos se espera os alimentos aumentam junto.
Vou contar uma história, não lembro quando aconteceu, mas lembro que teve uma época que aumentou várias coisas, ai minha mãe teve que comprar feijão preto porque o feijão carioca estava muito caro, o arroz estava caro, a batata, a cebola, a carne e o leite estavam muito caros. Até o Alface estava caro, porque comprávamos bastante e tivemos que comprar apenas 1 por semana.
Neste ano as coisas não estão diferentes, até o lanche do Mc Donald's teve aumento.
O que é a inflação???
Aumento generalizado, inchaço, intumescência; desequilíbrio econômico caracterizado pelo crescimento anormal dos meios de pagamento em relação às necessidades de consumo, com a consequente redução do poder aquisitivo da moeda e alta geral dos preços.
Exemplo: num país com inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 11,00. Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra.
A inflação é muito ruim para a economia de um país. Quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.
É por esse motivo que eu e minha avó plantamos no quintal de casa, Quiabo, Tomates, Nabos, Alfaces e ervas. Para economizarmos dinheiro. O pé de Quiabo da o fruto toda semana, logo, logo teremos que corta-lo e plantar outro, está um absurdo esses preços.
Eu sou uma pessoa que não consigo não gastar com roupas, sapatos, acessórios e outros, o plano que eu tive de parar de comprar para não ajudar o mercado de vendas a crescer foi por água abaixo.
Mas seria uma boa se todos pudessem ter em casa um espaço para ter uma horta com o básico dos vegetais. Assim economizariam e teriam um alimento com mais qualidade.
É uma sacanagem essa inflação que tem por aqui no Brasil. Lá fora, a maioria dos produtos é mais barato mesmo se converter para nossa moeda, e pagando a taxa alfandegária.
Vocês já viram na Tv o percuto que um produto leva para chegar a nossa mesa?
Se não, vou resumir, desde o plantio de um vegetal até a colheita o agricultor leva um tempo, dinheiro e energia, depois de colhido o agricultor vende o vegetal para um comercio ou distribuidora por alguns centavos, o comercio vende por mais caro, lógico, e o comprador final que somos nós é quem paga muito mais caro pelo vegetal. Neste percurso quem ganha mais nisso tudo é o comercio, nem é muito o agricultor. Claro que sem ele o comercio não seria o que é.
Eles compram mais produtos por menos dinheiro e nós pagamos mais dinheiro por menos produtos.
Me sinto melhor em ter desabonado isso, espero que seja proveitoso este post para vocês, ok. Beijos até o próximo.