Olá meus leitores tudo bem com vocês?
Hoje eu vim trazer uma receita que eu fiz aqui em casa e deu super certo, só dei uma acrescentada em ingredientes na receita, mas saiu muito gostoso. Saiu com pouco recheio, mas é porque eu não estiquei a massa direito e não comprei muita Calabresa, para completar ficou com as beiradas muito grossas. Mas fazer o que é normal, acontece quando se faz pela primeira fez uma receita nova.
Mas sem papo, né, vamos ao que interessa.
Receita da Massa
Ingredientes
1/2 colher de sopa de sal (rasa)
2 colheres de sopa de açúcar (rasa)
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de água morna
1 sachê de fermento biológico seco
Farinha de Trigo (conforme a massa pedir)
–––––––––––––––––––> As mudanças que eu fiz na receita original <––––––––––––––––
4 batatas médias amassadas
1 fermento biológico fresco
Usei as batatas para deixar a massa mais saborosa e molhadinha (só que demora mais para assar, então fica ao seu critério usar batatas ou não). E no lugar do fermento seco utilizei o fresco, porque eu amo massa de pão com aquele cheiro característico de fermento na massa (só que também faz a massa demorar para assar no forno, ai fica seu critério).
________________________________________________________________
Recheio
Ingredientes
Calabresa
Queijo e Presunto
4 Queijos
Calabresa com Queijo
Calabresa com Catupiry
Queijo, Tomate e Manjericão
Frango com Catupiry
Aqui fica a critério de vocês qual recheio usar no seu pão, eu usei Calabresa que é o que o povo aqui de casa gosta mais.
Modo de Preparo:
Você vai precisar de um recipiente largo, pode ser uma bacia. Fica mais fácil para sovar a massa antes de por na bancada. Na bacia ponha os ingredientes na sequência da receita, sal, açúcar, óleo, água morna, fermento seco. Misture tudo, eu aconselho a usar o Fuê porque ele mistura melhor os ingredientes. Depois de tudo misturado reserve por 30 min coberto por plástico film ou pano de prato limpo sem cheiro, em local seco e aquecido, deixe no quarto por exemplo. Pra quê isso? Simples! Para deixar o líquido descansar e criar a fermentação. Passado o tempo, volte a mexer a massa e agora você acrescenta a farinha de trigo aos pouco, é sempre bom a farinha estar peneirada para não ter pelotas. :)
Faça esse processo até a massa não grudar mais nos dedos. Não está mais grudando, agora ponha na bancada e sove a massa, mas sove com vontade, nessa hora pense em todas as coisas que te deixa furiosa, com raiva, pegue a raiva concentrada em seu interior e sove a massa. O processo de sovar a massa serve para criar o Glúten. Depois de sovar a massa volte ela para a bacia, cubra de novo, e deixe descansar para que ela dobre de volume. Certinho!!!
Detalhe, não tem um tempo certo. Para saber quando pegar a massa de novo você terá que tirar uma bolinha da massa e por dentro de um copo com água, quando a bolinha subir é a hora certa de usar massa.
Daí é só você esticar a massa na bancada com o rolo, e deixar ela comprida como eu fiz, ou fazer rolinhos menores, ou o formato que você quiser. E é só rechear não tem segredo.
Unte a forma ou tabuleiro que você for usar para não grudar a massa. Com um ovo batido pincele sobre a massa para dar uma cor no seu pão. Leve ao forno em 180˚ graus ou 200˚ graus, conforme for o seu forno.
*Quando eu assei o pão, ficou mais ou menos 1 hora e meia no forno, mais ai você vai vendo pela cor se está assado. Essa massa rendeu 5 pães aqui em casa. 4 foram grandes e um foi pequeno.
Faz um tempo que eu queria dividir essa receita com vocês, é sempre gostoso fazer algo diferente em casa para a família, para sair da rotina, mesmo que faça uma bagunça para limpar depois vale a pena. Compartilhe com seus amigos, duvidas deixem na barra de comentários, fica com Deus. Beijos.